sábado, 9 de fevereiro de 2013

Quanto você conhece a Jesus Cristo? Estudo Tema: "Atraidos ao Pai".

Uma das metas que eu tenho neste blog, é fazer com que você possa conhecer melhor a Jesus. Saber quem Ele foi e pra quê Ele veio. Por que será que devemos prestar muita atenção no fato de que, buscar o conhecimento sobre Esse Homem/Deus é importantíssimo e fundamental?

Vamos entender um pouco mais biblicamente falando, e lembre-se: As coisas espirituais se discernem espiritualmente. Não tente racionalizar as coisas de Deus.

 Em Efésios 1:16 e17, Paulo descreve as suas orações pelos seguidores de Jesus Cristo em Éfesus. Ele escreve: "Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações: 
Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação;"

Paulo enfatiza a importância de conhecer bem a Jesus Cristo em Filipenses 3:7 e 8 quando diz: "Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo.

E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo,"

Existe um livro chamado "The Relentless Tenderness of Jesus" ("A implacável Ternura de Jesus"), escrito por Brennan Manning, que descreve o que significa conhecer a Cristo:

Nós realmente o conhecemos? Nós conhecemos o Deus, Jesus Cristo? Talvez nós pensemos que existam coisas melhores na caminhada do cristianismo do que conhecer a Deus profundamente, como por exemplo: Amar a Deus, louvar a Deus, agradecer a Deus, viver os Seus mandamentos e viver uma vida confortável e satisfatória (lembrando aqui das constantes imposições de alguns pastores em apenas pregar o evangelho da prosperidade). 

A verdade é que existem muitas coisas que envolvem uma verdadeira vida Cristã. E todas elas estão enraizadas no autêntico conhecimento sobre Deus.

Talvez você pense que, pelo fato de ser um cristão que até lê a Bíblia, você conhece genuinamente a Deus. Nada pode estar mais longe da verdade do que isso! É até legalzinho memorizar alguns versos bíblicos, aprender a falar corretamente e saber a linguagem bíblica...Mas se você não souber compartilhar o que sabe de forma espiritual, de acordo com a vontade de Deus e, se você também nunca teve experiências mais profundas com Deus, de nada serve saber o que mencionei antes.

Nós passamos a conhecer Jesus Cristo, o nosso Deus, disponibilizando tempo na presença Dele. E como fazer para estar na presença de Deus desse jeito? Lendo a Biblia, conversando com Deus e ouvindo a Ele.

Pergunta importante:

Existe alguma diferença entre conhecer a Cristo e saber sobre Cristo?

Veja o que diz  Colossenses 1: 15-20 e 1 João 1 e 2.

"O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;

Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.
E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.
Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse,
E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus."
Colossenses 1:15-20


"O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida

(Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada);
O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo.
Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo se cumpra.
E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas.
Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade.
Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.
Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós." 
1 João 1:1-10


"Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.

E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.
E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos.
Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.
Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele.
Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.
Irmãos, não vos escrevo mandamento novo, mas o mandamento antigo, que desde o princípio tivestes. Este mandamento antigo é a palavra que desde o princípio ouvistes.
Outra vez vos escrevo um mandamento novo, que é verdadeiro nele e em vós; porque vão passando as trevas, e já a verdadeira luz ilumina.
Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas.
Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo.
Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos.
Filhinhos, escrevo-vos, porque pelo seu nome vos são perdoados os pecados.
Pais, escrevo-vos, porque conhecestes aquele que é desde o princípio. Jovens, escrevo-vos, porque vencestes o maligno. Eu vos escrevi, filhos, porque conhecestes o Pai.
Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.
Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora.
Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós.
E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo.
Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade.
Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho.
Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai.
Portanto, o que desde o princípio ouvistes permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis no Filho e no Pai.
E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.
Estas coisas vos escrevi acerca dos que vos enganam.
E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.
E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele na sua vinda.
Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele."
1 João 2:1-29



Agora pense e reflita dentro de você: Quanto você conhece a Jesus Cristo?


Aguarde as nossas próximas postagens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário