sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

A quem nós pertencemos?

Você, por acaso, pertence a você mesmo?

“Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado.
E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor.
A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder;
Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.” (1 Coríntios 2:2-5)

O apóstolo Paulo nesta passagem se propõe a considerar nenhum outro conhecimento ou doutrina senão a Jesus Cristo e os benefícios da cruz, ainda relata sua fraqueza física, já que o mesmo passou diversos sofrimentos, conferindo assim seu temor a Deus e não contrariar a verdade.
Paulo não se utilizou de nenhuma técnica de oratória ou métodos desenvolvido por homens para pregar, simplesmente pregou debaixo da unção e do poder do Espírito de Deus.
Contudo, podemos observar no livro de Hebreus a concordância com que Paulo diz:

“Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.
Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com alimentos que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram.” (Hebreus 13:8-9)

Jesus Cristo é o mesmo e sera sempre o mesmo. Por este fato não devemos buscar outras doutrinas, pois a seguir a Jesus é testificado em nosso coração.
Ao aceitarmos Jesus Cristo como verdade por meio de nossa fé seremos tranformados pelo Poder e a Glória de Deus, como Paulo relata na segunda carta a igreja de Coríntios.

“Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.
Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.” (2 Coríntios 3:17-18)

O Apóstolo Paulo ainda nos lembra que agradando Deus e salvar os crentes foi necessário confundir os sábios da época pela pregação de um Cristo crucificado. Os Judeus não queriam porque esperavam o Messias vindo como um conquistador. Os gentios não puderam crer numa salvação por meio de um malfeitor crucificado.

“isto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.
Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria;
Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.
Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus. “ (1 Coríntios 1:21-24)

Portanto, no livro de Galátas, podemos observer que todos que buscam a salvação pelas obras da Lei estão em maldição, porque é impossível para elas cumprir a lei.

“Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.” (Gálatas 3:10)

Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.  (Romanos 3:28)


“E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.
Assim que daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne, e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos deste modo.
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2 Coríntios 5:15-17)

Nesta passagem Paulo demostra que o homem exterior esta morrendo aos poucos por meio das provações e sofrimentos, mas o homem interior está sendo renovado a cada dia, por isso, todos nossos sofrimentos não são nada para nós se pudermos ganhar almas para Cristo, pois podemos ver a graça abundante de Deus, transformando-os em nova criatura.

“Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus.” (Romanos 7:4)

Paulo afirma que os Judeus estão mortos para a Lei porque Cristo cumpriu suas profecias e a aboliu, por isso eles podem se casar com Cristo e produzir fruto.


Conclusão: 

Por meio de nossos pecados Deus enviou seu filho dentre o ventre de uma mulher, a qual o gerou e deu a luz ao homem, Jesus veio a este mundo metade homem metade Deus, podendo assim entender as obras de seu Pai e a necessidade do homem.
Jesus nasceu sob a Lei e veio para cumpri-la, onde posteriormente Paulo nos revela que não vamos conseguir viver sob a Lei, portanto temos que crer na Graça de Deus.
Devemos considerar como única e exclusivamente a doutrina de Cristo Jesus, que foi crucificado para pagar os pecados dos homens e nós libertarmos para a salvação, cumprindo assim todas as profecias.
Nos tempos atuais temos que experimentar uma necessidade constante de fé em Cristo Jesus, matando assim nosso eu externo e revigorando nosso eu interno a cada dia.
Portanto pertencemos a Cristo jesus, que é o mesmo, hoje, amanhã e eternamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário